018

Publicado: 05/10/2010 em Livro das Vozes

Era uma vez um gato que havia ficado preso em uma árvore. Ele miou e miou por varias horas, mas ninguém o ouviu. Então apareceu um cachorro com um brinco na orelha direita. Ele ouviu os miados. Perguntou o motivo do barulho e o gato respondeu q estava preso.
– Um gato preso em uma árvore… Irônico… É assim q pretendem dominar o mundo?
– Foi apenas um pequeno erro de calculo. Por favor, me ajude.
– Como? Sou um cão, ñ subo em arvores.
O gato perceber o fato inconveniente. Não tinha amigos para chamar. Estava sozinho naquela árvore. O cão se comoveu e começou a tentar subir na arvore. Levou horas, se machucou diversas vezes com arranhões e quedas, mas consegui chegar até o gato.
– Como desceremos agora?
– Não havia pensado nessa parte…
– De qualquer forma, obrigado.
– Não me agradeça ainda. Não descemos ainda.
– Mas você se esforçou para subir. Isso já vale muito.
– Tive uma idéia. Suba em minhas costas.
O gato subiu. O cão desceu até o ultimo galho possível e tentou deslizar com as unhas no tronco da arvore. Caíram poucos metros acima do chão. O gato não se machucou. Caiu em cima do cão.
– Porque se esforçou tanto por mim? Nem ao menos me conhece? Poderia ter se matado, no mínimo quebrado uma pata.
– Ora… Se ñ me esforçar para salvar alguém, então me esforçar pelo o que? Se não me sacrificar por um amigo, me sacrificar pelo o que?
– Já me considera um amigo?
– Caso não queira minha amizade, tudo bem. Já foi. Não me arrependo.
– Por quê?
– Porque naquele momento, para mim, valia a pena me esforçar por você.
Silêncio. O cão seguiu o seu caminho enquanto o gato o olhava partir. Alguns segundos. Foi atrás dele.

by: Alan

Deixe um comentário