020

Publicado: 18/11/2010 em Livro das Vozes

– Deseja algo para beber, senhor?
– Vodka.
O garçom virou-se e pegou uma garrafa atrás de si. Fez um pequeno movimento artístico no ar com a garrafa com a intenção de despejar uma pequena quantia do liquido transparente dentro de um pequeno copo a frente do rapaz. O mesmo não deu importância ao espetáculo. Pegou a garrafa. Onze segundos. Em onze segundos o rapaz devolveu a garrafa vazia para o jovem garçom que ficou a observá-lo durante todo o processo e saiu. O rapaz puxou um jornal que se encontrava jogado sobre o balcão a sua direita. Deixou seus olhos castanhos claros percorreram as folhas.
– As noticias são de ontem.
O rapaz abaixou o jornal para ver quem fizera o comentário.
– Lembro-me desta tirinha. Está é a minha sessão favorita, e a sua?
Era um senhor. Media de uns cinqüenta e seis anos. Uma barba por fazer e cabelos igualmente monocromáticos. Um chapéu preto e uma bengala se destacavam. Seus olhos, tão escuros como a sua pele, fitavam o jornal com interesse.
– Desculpe-me, mas não tenho nenhum trocado.
O senhor continuou admirando o jornal e não disse nada.
– Está me ouvindo? Não tenho ne…
– Porque você sempre foge de mim, Steve?
Silêncio. O rapaz ficou sem reação e o velho ainda não havia tirado os olhos do jornal.
– Quem diabos é vo…
– Teve aquela vez na sétima serie. Porque não pediu a sua professora para que explicasse novamente o exercício em vez de ter dito que entenderá? Você tirou nota vermelha apenas por falta deste ato.
O velho tirou a sua atenção do jornal e se sentou na frente do rapaz. Continuou:
– Ou porque não convidou a Jessica para ir á festa em vez de ir com a chata da Carmen? Ou porque não se inscreveu naquele curso de dança que tanto desejou?
Os olhos do velho finalmente se voltaram para o rapaz.
– Olha aqui meu senhor, não sei do que você está falando. Nunca o vi na minha vida. Quem você pensa que é para ficar citando a minha vida?
– Claro que nunca me viu. Como eu já disse, você fugiu de mim a vida toda. Fugiu quando decidiu fazer faculdade de Engenharia em vez de Artes Cênicas, quando deixou de chegar junto daquela garota na balada de antes de ontem, quando nem tentou recusar o cigarro que os amigos lhe ofereceram e que o deixou viciado, quando desistiu de comprar flores para a sua ex-namorada depois te disserem que era muito brega. Você sempre teve medo de você mesmo, do que você é realmente e do que as pessoas pensam de você. Você nunca deu uma única chance a si mesmo e se arrepende disto. Mas, eu tenho uma boa noticia para você: O único obstáculo, o seu único inimigo é você mesmo.
O rapaz já ia perdendo a paciência. Levantou-se.
– Que tipo de maníaco é você? Porque está me perseguindo?
O velho sorriu. Levantou-se. Colocou a mão em um dos bolsos internos do blazer a buscar algo.
– Quando estiver a fim de realmente começar a viver a sua vida, me procure.
Saca um cartão de apresentação do bolso. Entregou ao rapaz. Voltou seus olhos para o velho novamente. Ele havia sumido. O cartão possuía apenas uma palavra:

“RIDICÚLO”.

 

by: Alan

Deixe um comentário